13 de fevereiro de 2008

Especial Campus Party 2.0 (OLPC, XO, CLASSMATE)



Muito se fala sobre o projeto OLPC (One Lap Top Per Child). Revistas, sites, blogs... Todos comentando, desenvolvendo trabalhos e avaliações sérias sobre proposta. Acompanhei todo o processo através destes meios. Agora ontem (12/02) foi a glória. Estive muito próximo dos dois equipamentos que deram o que falar dentro da proposta de Negroponte. O XO (desenvolvido pela OLPC) e o CLASSMATE (desenvolvido pela Intel).

Naveguei, testei as atividades... Tateando os equipamentos como criança ao ganhar seu brinquedo mais esperado, fiquei eu maravilhado com os computadores. Com design limpo e de interface intuitiva...

Temos muito o que discutir sobre a proposta de Negroponte, mas, o Campus Party me proporcionou um dos momentos mais esperados para este quem vos escreve. Ver de pertinho, conversar com especialistas sobre a proposta desses LAPTOPS e seu impacto na educação. Vivenciar de pertinho a proposta que até o presente momento me agrada (mesmo os valores não sendo mais como anunciado no início do projeto $100).


Para o sucesso deste projeto, serão necessários mais debates e experimentações sobre a eficácia no uso dos computadores em sala de aula, mas já me causou a sensação de satisfação em poder pegar o objeto que há anos movimenta a educação e seus paradigmas e ainda me leva a uma série de reflexões mais realistas sobrea proposta.

XO - É o filhinho de papai é?

Educalinks no CLASSMATE

Nenhum comentário: