28 de março de 2008

PHOTOSHOP EXPRESS beta


A Adobe, mudialmente conhecida pelo poderoso software PHOTOSHOP - software de edição e tratamento de imagens -, lançou na WEB o PHOTOSHOP EXPRESS em sua versão beta. A iniciativa da empresa - por enquanto - não é colocar todo o poder e a vasta gama de recusros do software na web. É uma versão para pequenos retoques, cortes e efeitos simples para aquela foto que você acabou de tirar e quer postá-laem seu blog com qualidade.
Além da garantia e confiabilidade que a marca ADOBE passa aos seus consumidores, o "softweb" vem com interface fácil e intuitíva - mesmo o aplicativo WEB 2.0 rodar totalmente in inglês - para uso.
Experimentem. Após um pequeno teste, recomendo para blogueiros de plantão que nem sempre encontram softwares para manipulação de fotografias para upload seguido de um bom texto.

24 de março de 2008

Capas dos principais jornais do mundo


Essa dica veio da lista de discussão "Blogs Educativos". Trata-se de mais um serviço WEB 2.0 baseado em flash dispnível na web onde, capas dos principais jornais do mundo são exibidas num simples "passar" do mouse. Sua interface é bastante intuitíva, bastando o internauta clicar no botão que representa um jornal em seu estado de origem. Além da visualização de tela, o site oferece uma cópia em tamanho natural da capa em formato .pdf para impressão.
Essa é uma ótima dica para professores orientadores de sala de leitura (POSL) para trabalho diário com alunos e professores em geral.
NEWSWUM
Fonte: Blog Educativos (Franz Kreuther Pereira)

Curso GIMP para iniciantes


Está disponível para visualização e download o curso "GIMP para iniciantes". O curso está divididos em 10 aulas com foco na explicação das principais ferramentas do aplicativo. As vídeo-aulas foram criadas por Antônio “LedStyle” Cláudio e são fundamentais para quem está interessado em trabalhar com o editor de imagens. Outra opção é baixar os vídeos diretamente do servidor Debian e compilar todas as aulas em um único DVD.
As vídeo-aulas estão sob a licença Creative Commons e o interessado em obter os vídeos pode distribuir livremente sem problemas. A única exigência do autor é que seu nome seja creditado as cópias e meios em que as cópias forem distribuídas.
Espero que as aulas ajudem principalmente aos POIEs da rede municipal de ensino (SP) para contemplar o referencial elaborado por DOT e Educarede.